Segredo da Coca-Cola Revelado

Já digo de início, não há nada de invenção ou sensacionalismo de minha parte em relação à veracidade do conteúdo desta postagem. Minha fonte foi o site da Globo, o “G1”.




Enfim, vamos aos fatos... Ou melhor, ao resumo da reportagem.
  • A receita, até então secreta, da Coca-Cola teria sido descoberta em uma imagem numa página de 1979 do “Atlanta Journal Constitution”, pelo programa de rádio estadunidense, "This American Life", cujo site oficial é o "Thisamericanlife.org".

  •  Segundo o "Thisamericanlife.org", na imagem do jornal estava impressa uma lista ingredientes manuscrita em 1886 por um camaradinha do inventor da Coca-Cola. Essa lista estava em um livro boticário repassado por gerações e que nos dias de hoje estava com uma senhora de Griffin na Geórgia.

  •  A versão oficial que a Coca-Cola mantém é de que a receita fica em um cofre em Atlanta. Somente dois funcionários têm a chave. A Coca-Cola não disse se a receita está certa.

  • 7X: componente que corresponde a 1% da bebida, mas que daria o sabor característico.

  • Analistas de degustação e fãs do da Coca-Cola não acharam diferença alguma entre uma mistura feita seguindo a receita e a bebida original.

  •  "Acho que esta é de verdade uma versão da fórmula", disse ao programa o historiador Mark Pendergrast, autor de uma história da bebida.

  •       O programa de rádio foi ao ar de manhã em 15 de fevereiro de 2011, terça-feira. À tarde o site do "Thisamericanlife.org" estava fora doar.

 A RECEITA: 

- 8 onças de álcool,
- 20 gotas de óleo de laranja
- 30 gotas de óleo de limão
- 10 gotas de óleo de noz moscada
- 5 gotas de óleo de coentro
- 10 gotas de óleo de neroli das flores da laranjeira amarga
- 10 gotas de óleo de canela.

- 3 onças de ácido cítrico
- 2 onças e meia de água
- 1 onças de cafeína, uma de baunilha
- 2 pitadas de suco de lima
- 1 onça e meia de bala para dar cor
- Uma quantia de açúcar que está ilegível na lista
- 3 copos de extrato de fluído de coca, um ingrediente que a companhia retirou do composto no início do século 20, após uma corrente de críticas 

 A reportagem é do ano passado, olha lá no "G1".

Nenhum comentário:

Postar um comentário